segunda-feira, 6 de junho de 2011


O bairro Chora Menino está localizado na zona Norte da cidade de São Paulo. Nasceu em torno do Cemitério de Santana, inaugurado em 1897. As terras até então se denominavam Capão das Cobras. Nos primeiros anos eram apenas algumas casas longe do centro de Santana e pequenas chácaras lusas que vendiam verduras e flores ao Mercado Central. Em homenagem a esses portugueses há uma rua chamada Nova dos Portugueses.

Ponciano, Levino. Bairros paulistanos de A a Z. São Paulo: SENAC, 2001. 107.
Humilde construção, responsável por grandes histórias.
A antiguidade da construção, não permitiu que o tempo apagasse sua humilde história.
O esforço de um imigrante Italiano, contribuiu para o crescimento do bairro.
Embora marcado por momentos de tristeza e saudade, cemitério Chora Menino, é o maior responsável pelo desenvolvimento do bairro.
Fé e religiosidade na comunidade, realizam festas tradicionais e históricas pelos moradores da região.
É necessário sempre acreditar que o sonho é possível.
Determinação e coragem, fazem parte da feira livre do bairro.
Em meio a tantos preços, ele tem o seu próprio valor.
Havia pureza e conservação, onde hoje é caos, e total abandono.
Expressões e manifestações, através de artes e desenhos.

O Bairro Chora Menino localizado na zona norte de São Paulo, se trata de um bairro residencial, com arquiteturas antigas, entre elas um edifício com mais de cinqüenta anos, propriedade de um imigrante Italiano, que lutou na segunda guerra mundial.
Os pontos de referência mais importantes do bairro são o Cemitério Chora Menino inaugurado em 1987 e a Igreja católica São Fracisco de Assis bastante freqüentada pelos moradores da região, e muito famosa pelas suas tradicionais quermesses.
O Chora Menino também traz suas diversidades sociais, com comércios importantes, e vendedores ambulantes espalhados pelo local. Entre esses comércios, o mais famoso é a mercearia do senhor José, um dos moradores mais antigos do bairro, que já mantêm o seu estabelecimento aberto por mais de 30 anos, muito frequentado pelos moradores da região, pela sua diversidade de produtos.
Um dos maiores problemas de urbanização do Chora Menino, se trata de um córrego abandonado que passa pelo local, acumulando sujeira, e possíveis causas de doença para os moradores, que precisam de providências. Porém, o bairro também traz muros com belas artes de jovens grafiteiros da região.